13.6.12

Morreu 1º director do Festival de Valladolid

Cinema

O ideólogo do Festival de Cinema de Valladolid e seu primeiro diretor, na edição inaugural de março de 1954, morreu em Bruxelas, informou hoje a Semana Internacional de Cinema de Valladolid (SEMINCI).

“A SEMINCI e todos que contribuiram para que o festival se tenha convertido numa referência cultural a nível nacional ao longo das suas 56 edições, lamentam profundamente a sua morte”, assinala um comunicado da organização do certame.

Luis Huerta, estudante da Universidade de Valladolid, propôs em 1956 ao então delegado provincial do Ministério da Informação e Turismo, Antolín Santiago Y Juárez, ambientar com uma manifestação de cinema católico a procissão de penitentes da Semana Santa à capital, com filmes religiosos mas também de promoção turística.

Surgiu assim, nesse mesmo ano, a I Semana de Cinema Religioso que, em anos posteriores ganhou a designação de Valores Humanos e mais tarde o atual nome de Semana Internacional de Cinema de Valladolid.

Luis Huerta organizou a primeira edição, selecionou os seis filmes que foram exibidos e ficou como secretário-geral.

O percurso consta de “Uma janela para o mundo. 50 anos da Semana Internacional de Cinema de Valladolid (1956-2005)", um livro do escritor e crítico cinematográfico César Combarros Peláez, editado pelo festival em 2006 para comemorar o meio século de vida do certame.

http://www.destak.pt/artigo/109472-morreu-1-director-do-festival-de-valladolid