13.6.12

Bicycle Film Festival pedala até Lisboa e instala-se no Teatro do Bairro durante três dias

Cinema

Cinema e bicicleta são tudo menos incompatíveis e o Bicycle Film Festival pretende demonstrá-lo pedalando até Lisboa e instalando-se no Teatro do Bairro durante três dias.

O Bicycle Film Festival vai pedalar neste ano por 30 cidades do mundo – entre as quais Amesterdão, Atenas, Chicago, Londres, Los Angeles, Milão, Nova Iorque, Paris, São Francisco, São Paulo e Tóquio –, fazendo uma etapa de três dias (sexta, sábado e domingo) em Lisboa, que acolhe o evento pelo terceiro ano consecutivo.

O diretor do evento internacional, Brendt Barbur, diz que se sentiu na obrigação de criar o festival depois de ter sido atingido por um autocarro quando seguia na sua bicicleta, em Nova Iorque.

Quis transformar o seu acidente numa experiência positiva e o Bicycle Film Festival surgiu em 2001 como uma plataforma para celebrar a bicicleta através do cinema, e também da música e das artes.

Apresentando-se como “o maior e mais prestigiado evento global de ‘bike-culture’ [cultura da bicicleta]”, nem só de filmes se fará o festival.

Na noite de sábado, terá lugar a terceira edição da Lx Alleycat, no Jardim de S. Pedro de Alcântara, que inclui “um inédito itinerário noturno” inspirado no jogo Trivial e nos “bike messengers”, refere a organização.

Seguir-se-á uma festa, a partir da meia-noite, no Teatro do Bairro, que inclui corridas com bicicletas sobre rolos.

A sessão inaugural do Bicycle Film Festival terá lugar na sexta-feira, às 21:30, com a exibição do programa “Fun Bike Shorts”, que integra curtas-metragens com origem em Portugal, Espanha, Canadá, Gana, EUA, Suíça, Sérvia e Brasil.

A partir das 23:30, o festival celebra o oitavo aniversário da associação Massa Crítica, com a dupla de DJs Intelectronik (Pan Sorbe e Señor Pelota).

Ao longo dos três dias, serão exibidos cerca de 50 filmes inspirados na bicicleta.

A organização destaca o documentário filmado em quatro continentes “With my own two wheels”, de Jacob e Isaac Seigel-Boettner, que aborda a capacidade que a bicicleta tem para mudar a vida das pessoas.

Outros dos destaques são “Pro Town: Greenville”, de Mark Losey, sobre a cidade que mais talentos tem dado à cena internacional da BMX, e a curta de Spike Jonze “Mark on Allen”, com o lendário skater Mark Gonzales.

Serão exibidos dois filmes nacionais: a curta metragem “O risco”, de José Pedro Lopes, sobre o género cinematográfico “cycle-gore” (sábado e domingo), e “Linhas cruzadas”, de Nuno Pessoa e Andrea Fernandéz, com Virgem Suta e Manuela Azevedo (sexta).

O artista Pantonio personalizou uma bicicleta Globe Roll que estará em exposição durante o festival e será leiloada para o projeto Benfica em Bicicleta, que desenvolve ações de formação e promoção do uso da bicicleta nos bairros da freguesia de Benfica.

http://www.destak.pt/artigo/107297-bicycle-film-festival-pedala-ate-lisboa-e-instala-se-no-teatro-do-bairro-durante-tres-dias